TI e seus heróis, um alívio arriscado

Desde a infância somos educados, para não dizer bombardeados, com histórias de super-heróis, do Super-Homem e Homem-Aranha até Capitão Nascimento, eles são parte integrante da vida de todos nós. Ok, nos tornamos adultos, e as coisas não mudam muito, eles estão lá nos nossos passado, presente, e vão continuar conosco em nossas mentes, mesmo que bem lá no fundo.

O fato é que estes personagens “salvadores” não estão só na fantasia das crianças, quando o assunto é TI eles também estão presentes lá. Você já conheceu uma pessoa que era um herói na sua empresa? Claro que em todas as áreas sempre existe um herói, mas quero colocar os holofotes aqui na área de TI. Eu já conheci alguns, e até algumas vezes já tive de ser um. O herói é aquele fulano que não é só um bom técnico, mas também é comprometido de uma maneira incrível, simplesmente se envolve e resolve , quando assume um problema, simplesmente não tem mais problema, é simplesmente o “cara” (e aqui não estou sendo machista não, existem mulheres maravilhosas nesta área também, heroínas sim) estes dão o sangue, viram noite, e sempre resolvem! 

Você deve ter pensado como eu quero alguém assim no meu time. Eu mesmo acho fantástico ter gente como esta no meu time, tranquilizante saber que pode contar com um herói para salvar o dia, é tudo que um líder mais precisa, certo? Não errado! É verdade, eles são importantes sim, afinal, resolvem o problema mas no curto prazo esta ideia é fantástica, mas no longo prazo aquilo que parecia ser a gloria acaba se tornando um verdadeiro calo no calcanhar do líder ainda mais se houver uma complacência da liderança para com o heroísmo, o que acontece com frequência, de fato insustentável.

Eu acredito que são insustentáveis por dois motivos: Primeiro porque ninguém tem fôlego para ser herói sempre, e em uma empresa complacente ele é e será cada vez mais requerido, parece impossível viver sem estes heróis. Ou seja, em uma empresa de heróis a estratégias é o heroísmo, e na maior parte das vezes não se traça planos para que estas ações sejam pontuais e requeridas realmente quando necessário. E segundo porque os heróis vão e as empresas ficam, esta é a maior verdade de todas, as empresas são entidades que devem ter estratégias traçadas para que se perpetuem ao longo do tempo, alguns profissionais passam e ajudam a empresa a crescer, e isso é bom, mas estas pessoas, seja por um motivo ou outro, acabam indo embora e a empresa tem de ficar, suas necessidades de entregas continuam, seus compromissos com seus clientes também.

As empresas precisam ter mecanismos para que seus heróis consigam tornarem-se mais irrelevantes, isso não significa menos importantes para a empresa, porque além do lado heroico, temos profissionais bem qualificados e competentes que devem ser muito bem utilizadas. É papel da empresa, ajuda-los a transformar seu conhecimento em algo que possa ser interpretado por outras pessoas, seja com treinamentos frequentes, processo mais estruturados que documentem melhor suas lições aprendidas, e as usem com eficácia, seja baseado em comunidades de prática, ou o que for, mas mecanismos que possam ajudar a estes profissionais a serem mais relevantes para a empresa e menos relevante para os projetos onde atuam.

Grande abraço

Anúncios

,

  1. #1 por Gesilene Martins em 20/01/2011 - 13:55

    Olá Rodrigo, primeiramente parabéns pelo post.
    O assunto tratado neste post é uma realidade que muitas empresas vivem hoje e que infelizmente muitas não sabem ou simplesmente não querem resolver este problema.
    E heróis podem acabar virando bombeiros e viverem apagando fogo e sendo sufocados e então de fato sairão da empresa, mesmo se importanto em como a está deixando.
    TI ainda é uma “novidade” para as empresas e acredito que muitas a veem como algo qualquer ou simplesmente não entendem sua importância.

    • #2 por rodrigodom em 20/01/2011 - 19:29

      Olá Gesilene,

      Obrigado pelo comentário.

      Espero que este cenário continue mudando. Ao longo dos últimos anos cada vez mais empresas tem percebido a importância da TI e isso deve continuar… Espero!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: