SharePoint 2010: Intensivão do Desenvolvedor (vai encarar?)

Você espera ser um desenvolvedor de sucesso, você quer realmente ser bom no que faz? Estar entre os melhores? Eu acredito que você possa ser o melhor, você só precisa um uma boa dose de dedicação somada a uma vontade enorme de conseguir. A maioria das pessoas quando estão iniciando na carreira de desenvolvimento de software tem bastante dificuldade de definir o que fazer para aprender a desenvolver, mesmo quando já estão na área de desenvolvimento a algum tempo, sentem dificuldade de estudar. Estudar o que? Como treinar? Como ter a habilidade certa na hora em que for necessário?

Este cenário não é comum só na área de desenvolvimento não, é mais comum do que parece, o que pode te diferenciar da média é simplesmente a sua dedicação. Nas minhas andanças pelas empresas no Brasil e algumas fora do Brasil me mostraram que existe uma carência muito grande de bons profissionais na maioria das empresas que desenvolvem software, descobri isso pela qualidade das implementações que vejo nestas empresas, e não só em empresas pequenas não, nas maiores empresas deste país também temos esta carência, e veja que estas empresas são mais exigentes com seus fornecedores e processos mais acurados, mesmo assim, ainda temos sérios problemas nestas empresas.

Mas se você pensa que os fornecedores não ligam para isso, enganam-se, claro que temos os ruins, mas estas acabam errando muito e logo passam a perder pessoal, clientes, dinheiro e consecutivamente precisam fechar as portas, mas a na maior parte dos casos, elas querem entregar as melhores soluções para seus clientes, valorizam as pessoas que tem qualidade e querem manter em seu quadro os melhores profissionais, os mais dedicados e os com maior potencial. Então se você estiver preparado, já aviso, fará uma diferença enorme em suas carreiras. Eu acredito que você pode se preparar sem gastar nenhum dinheiro, ai do conforto da sua casa. Minha maior preocupação está ligada diretamente ao mercado da tecnologia SharePoint e por este motivo, vou direcionar este roteiro para este tipo de profissional, mas você pode aplica-lo a outras áreas também, fique a vontade.

É uma pena, mas não existe muito conteúdo em português, pelo menos ainda, espero que este post também ajude a nossos compatriotas blogueiros a escreverem mais sobre estas tecnologias, principalmente artigos técnicos, mas se serve de incentivo para você também aprender uma língua nova, inglês é importantíssimo nesta área, e sem dúvida vai ajuda-lo a se destacar no mercado de trabalho, cada vez mais as empresas estão se tornando internacionais com empresas que podem ser brasileiras com datacenters nos EUA e com usuários na China, ou qualquer outra configuração que venha na sua mente. Este é o nosso futuro, não tem como correr.

Eu preparei um conjunto de materiais, na maior parte em inglês, com vídeos, textos, apresentações, e muitas outras coisas que são um bom caminho para começar a aprender a desenvolver em SharePoint. Se você acredita que consegue e eu acredito em você, não se intimide, vamos em frente, use!

 

Para começar

Nada como alguns treinamentos mais básicos para compreender o funcionamento da tecnologia.

  • Get Started Developing on SharePoint 2010: Uma série de apresentações com os conceitos básicos da ferramenta podem ser assistidos através deste link.
  • SharePoint 2010 Developer Training Course: Este é um treinamento que já leva em consideração algum conhecimento dos participantes, nele você tem tanto as apresentações, os slides e o Kit para download onde poderá executar os laboratórios em casa, se não tiver um ambiente compatível com a tecnologia, não se preocupe, daqui a pouco lhe darei a saída para este problema.
  • Channel 9: Aproveitando, o Channel 9 é um excelente local para se visitar e até para se inscrever no RSS, é uma espécie de canal de vídeo que eles postas coisas técnicas o tempo todo, hora material excelente, hora algumas entrevistas com gente fera da MS, é um excelente local para fazer visitas frequentes. Vale lembrar que é um canal de desenvolvimento, então SharePoint é um dos seus temas, lá falam de tudo, para os que se interessam por SharePoint, pode ir direto para a TAG faz os filtros no conteúdo deste tema Channel 9 – SharePoint.

 

Para praticar

Muita gente acredita que para começar deve ter uma maquina bem robusta, com uns 8GB de memória, e tudo mais que se encontra na configuração dos mais modernos equipamentos, mas isso não é obrigatório, separamos uma série de laboratórios que você pode fazer pela internet, cada um deste leva em média 90 minutos para ser finalizado, você pode fazê-los a qualquer momento e sem dúvida irá aprender bastante, pois a o velho ditado da vovó já dizia “a prática leva a perfeição“, mesmo se você não fala inglês, não é tão difícil de compreender, a maior parte é bem intuitivo, com imagens que ajuda você e chegar ao local certo.

Laboratórios MSDN (Desenvolvimento)

 
 

Laboratórios TechNet

Agora se você já tem uma maquina com muita memória e um bom processamento para executar o SharePoint, segue alguns links para fazer os downloads corretos e já sair treinando.

  • Download SharePoint 2010 VHD (para Hyper-V): Este download contém 2 VHDs, um para o SharePoint 2010 mais Office 2010 e a outra o Exchange 2010, se quiser montar o cenário completo, use as duas, mas só a (2010-4a) do SharePoint você já deve conseguir bons resultados.
  • Banco de dados AdventureWorks: O banco de dados AdventureWorks é usado em diversos laboratórios, você deve ter este banco em seu ambiente se quiser executar estes labs.
  • Visual Studio 2010 SDK: Visual Studio 2010 SDK é necessário para completar o laboratório “Visual Studio Extensibility“.
  • Vídeo de como configurar sua VM: Este vídeo é para ajudar você a entender como configurar sua VM.

 
 

Para de destacar de verdade (estar entre os melhores)

 
 

Para se especializar e tornar-se referência

Existem algumas provas de certificação que você pode fazer para mostrar ao mercado seus conhecimentos adquiridos, estas provas vão mostrar para o mercado que você é especializado no assunto e certamente isso deve refletir no seu salário, o link para alguns materiais de estudo você pode encontrar aqui.

MCTS

MCTS: Microsoft SharePoint 2010, Application Development

Exam 70-573

MCPD

PRO: Designing and Developing Microsoft SharePoint 2010 Applications

Exam 70-576

MCTS

MCTS: Microsoft SharePoint 2010, Configuring

Exam 70-667

MCITP

PRO: Microsoft SharePoint 2010, Administrator

Exam 70-668

Para os que já chegaram lá, ainda temos mais algumas opções para os mega especialistas.

MCM (Microsoft Certfied Master)

MCA (Microsoft Certfied Architect)

 

Para se manter “up to date

Eu também separei alguns links que podem ser bem interessantes manter na sua lista de RSS, todos eles são de conteúdo técnico de primeira linha, e com atualizações frequentes.

Por enquanto é isso e como diziam nos meus tempos da faculdade, “boa prova, porque sorte é para quem não se preparou” e você, depois de seguir este material, sem dúvida, estará preparado!

E é claro se você conhece alguma coisa mais, se esqueci de algum conteúdo importante, comente aqui, de sua opinião, compartilhe sua experiência.

Abraços

Anúncios

, ,

  1. #1 por WaAmorim em 09/02/2011 - 11:14

    Parabéns pelo conteúdo Rodrigo!
    Abs

    • #2 por Rodrigo Domingues em 09/02/2011 - 11:23

      Opa, tudo certo meu caro,

      Façamos justiça aqui, o artigo Application Lifecycle Management in Microsoft SharePoint 2010 eu li a partir do seu blog. 😉

      Abraços

  2. #3 por Mafra Mano em 10/02/2011 - 12:45

    Já estou pensado em estudar Sharepoint a algum tempo, mas confeço estar realmente desanimada com tantos impecilhos q encontrei pela frente.
    Ler este artigo me ajudou a ver uma pequenina luz.
    Obriga pelas dicas

  3. #4 por Osmar Silva em 14/02/2011 - 6:51

    Ótimo post, explorou com precisão o cenário que temos no mundo do desenvolvimento. É muito comum encontrar pessoas que até querem conhecer melhor a plataforma, mas não tem um norte.

    Parabéns pelo ótimo conteúdo, é um post que todos os aspirantes a carreira de desenvolvedor SharePoint deve ler.

  4. #5 por Augusto Bandeira em 15/02/2011 - 14:32

    Parabéns Rodrigão,

    conteúdo massa.

    Abraços e Felicidades na sua carreira profissional.

  5. #6 por Julio Cesar em 06/10/2011 - 14:17

    Meus parabéns por esse iniciativa, esse material realmente sera de grande valia.
    Obrigado pelas dicas

  6. #7 por iris em 13/09/2012 - 11:43

    Olá, gostei muito da sua página e agora se fez a luz depois ler esse material com indicaçoes super valiosas pra mim que pretendo começar esse caminho e por ter muito material ingles no qual sou iniciante tmbm ficava meio travada.Muitissimo obrigada Rodrigo! 🙂

  7. #8 por mcitp training em 25/05/2013 - 13:33

    You really make it seem so easy with your presentation
    but I find this topic to be really something which I
    think I would never understand. It seems too complex and very broad for me.
    I’m looking forward for your next post, I’ll try to get the hang
    of it!

  8. #9 por Samir da Silva Pereira em 18/10/2013 - 15:03

    Ae meu amigo parabens pelo Post está muito legal…..Abraços Samir da Silva Pereira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: